Fonte: https://health.ucsd.edu/news/releases/Pages/2020-09-28-genetic-testing-cost-effective-for-newly-diagnosed-gist.aspx
Traduzido por: Luciana Holtz, Instituto Oncoguia

Como os tumores estromais gastrointestinais (GIST) são sensíveis à terapia com pequenas moléculas, imatinibe®, os oncologistas tendem a tratar todos os pacientes com GIST avançado com esse medicamento. No entanto, como esse tipo raro de câncer é causado por diferentes mutações genéticas, o imatinibe® não é eficaz em todos os pacientes.

Photo of Dr. Jason Sicklick

Dr. Jason Sicklick, Moores Cancer Center UCSD

Para determinar qual câncer pode ser mais responsivo, a National Comprehensive Cancer Network sugere que os pacientes sejam submetidos a testes genéticos para identificar as mutações tumorais de cada paciente. “No entanto, apenas 30% dos pacientes já fez o teste genético no momento do diagnóstico, provavelmente devido ao custo e à utilidade do mesmo”, disse Jason Sicklick, professor da Divisão de Oncologia Cirúrgica da University of Califórnia San Diego School of Medicine.

“Recomendamos que todos os pacientes com diagnóstico de GIST avançado sejam submetidos a testes genéticos antes do início da quimioterapia de primeira linha”, disse Sicklick, cirurgião oncológico e co-líder da Equipe de Sarcoma, no Centro de Câncer Moores da UC San Diego Health. “Ao fazer isso, aqueles que provavelmente não se beneficiarão com o imatinibe® podem receber um tratamento mais adequado para seu tumor em particular”.

Em um artigo publicado on-line em 29/09/2020 na revista JAMA Network Open, Sicklick e colaboradores relatam que o teste genético é econômico e benéfico para pacientes recém-diagnosticados com GIST avançado, um tipo de sarcoma de partes moles que se desenvolve em células nervosas especializadas na parede do sistema digestivo, ocorrendo com mais frequência no estômago ou intestino delgado.

A equipe desenvolveu um modelo para comparar a relação custo-benefício do teste de gene específico e terapia personalizada para pacientes com GIST avançado que receberam imatinibe®. As análises dos dados foram realizadas de outubro/2019 a janeiro/ 2020.

“O teste genético é econômico, pois permite que os médicos prescrevam quimioterapia de uma maneira específica para o tumor. Pacientes que não se beneficiariam com o imatinibe®, em função da resistência do tumor primário, recebem terapia alternativa ”, disse o primeiro autor, Sudeep Banerjee, que realizou esta pesquisa enquanto estava no Moores Cancer Center, e que atualmente é residente chefe do David Geffen, Faculdade de Medicina da UCLA. “Evitar um tratamento ineficaz e taxas reduzidas de progressão da doença são as razões pelas quais os testes genéticos são custo-efetivos”.

Embora o sarcoma seja mais frequente, o GIST é raro, com uma incidência anual de 6,8 casos por milhão de pessoas nos Estados Unidos. Eventualmente, esse tipo de câncer se torna altamente resistente às terapias medicamentosas existentes.

Os médicos lutam contra o avanço da doença com medicamentos progressivamente mais agressivos, a desvantagem é que a cada linha terapêutica diminui sua eficácia e aumenta a toxicidade para os pacientes. Mais de 95% dos pacientes eventualmente sucumbem ao GIST resistente aos medicamentos, ressaltando a importância de iniciar o tratamento com o medicamento mais eficaz disponível, não só porque é mais custo-efetivo, mas porque é crucial para manter e melhorar a qualidade de vida desses pacientes, disse Sicklick, coautor do artigo.

“O tratamento do câncer está se tornando um processo cada vez mais personalizado”, disse Banerjee. “Existe uma área da pesquisa em expansão em torno das terapias específicas para genes e até mesmo para mutações específicas que podem ser eficazes independentemente da origem do tumor. Os testes genéticos fornecem as informações necessárias para que os pacientes possam se beneficiar potencialmente dessas novas terapias”.

Coautores. Abhishek Kumar, Nicole Lopez, Beiqun Zhao, Chih-Min Tang, Mayra Yebra, Hyunho Yoon e James D. Murphy, todos da UC San Diego.

Financiamento. Esta pesquisa foi financiada por National Institutes of Health Institutos Nacionais de Saúde (T32 CA121938, TL1TR001443, K08 CA168999, R01 CA226803), US Food and Drug Administration (R01 FD006334), Surgical Society of the Alimentary Tract Mentored Research Award, Hope for a Cure Foundation, The Life Raft Group, Kristen Ann Carr Fund, Lighting the Path Forward for GIST Cancer Research e The David Foundation.

Declaração. A pesquisa do Dr. Sicklick foi financiada pela Novartis Pharmaceuticals, Amgen Pharmaceuticals e Foundation Medicine. Ele atua ou atuou como consultor para Grand Rounds, Loxo Oncology e Deciphera. Dr. Sicklick também é palestrante da La-Hoffman Roche. Murphy recebe honorários de consultoria do Boston Consulting Group e tem participação acionária na Sympto Health. Kumar atuou como consultor da Sympto Health.

Texto originalmente publicado no site UC San Diego Health, em 28/09/2020, livremente traduzido e adaptado pela Equipe do Instituto Oncoguia.